terça-feira, 31 de janeiro de 2012

O calor do verão

O lado bom do verão
Verão, sol, praia. Estamos na estação mais quente do ano, quando os ânimos também se acaloram. Por todos os cantos vemos festas, bebedeiras, kuduro. Nada mais natural, o Brasil tem essa cara de verão. Culpa do Carnaval. Culpa de fevereiro. Culpa da beleza rústica que emana do sovaco suado dentro do ônibus circular cheio. Culpa da leveza da mulata que passa lentamente pela construção, parando a obra. Culpa do assassinato dos serventes, todos mortos pelo namorado ciumento da mulata. Ah, o verão. Ah, o calor.

Sim: a sua vida é uma merda
Na minha opinião, o verão é uma delícia. Mas só para quem tem dinheiro. É difícil ser pobre o ano todo, mas no verão ser pobre é pior. É dormir sem ar-condicionado. É aguentar mosquito. É usar Boa Noite espiral pendurado no garfo e esfumaçar a casa toda. É ter braço suado esfregando no seu dentro da Kombi. É passar pela catraca ensopada. É querer tomar Coca-Cola e ficar na vontade. É morrer de calor durante a semana no trabalho – onde também não tem ar-condicionado. É esperar pelo fim de semana e chover. Aliás, definitivamente, vida é chuva é sol, mas domingo é só chuva. Sejamos francos: domingo só não chove quando é seu plantão no serviço – o único dia de folga de São Pedro. No ano.

Sim, porra: a sua vida é uma merda
Resumindo tudo, verão só é bom para quem está na praia. E só quem está na praia são pessoas muito, muito ricas, e os professores. Os professores reclamam do salário o ano todo, fazem duas greves por semestre e ainda ganham dois meses de folga. Os efetivos, pelo menos, porque os ACTs (admitidos em caráter temporário) estão se acotovelando nas Secretarias de Desenvolvimento Regional para escolher as melhores vagas nas escolas. Todos devidamente encharcados de suor. É, literalmente, o calor da hora.

Além do incômodo de só pegar fim de semana chuvoso, o verão traz outros problemas, até para quem consegue curtir a praia: pessoas sem noção. Talvez seja a temperatura, talvez seja a quantidade de cerveja ingerida. O fato é que elas surgem aos montes. Esgarçam o som à beira-mar. Gritam. Usam sungas beges. Jogam latinhas pela janela do carro. Usam outras sungas beges. Se sentem as donas da orla, do mar, do pedaço. Não sabem usar as rótulas. Tomam água quente misturada com mate embaixo de guarda-sol, com 38 graus à sombra. Dizem tchê. Usam mais sungas beges.

Até o maldito Wally usa sunga bege... :(
Antes que me acusem de bullying, defendo-me: não penso que apenas os gaúchos são sem noção, muito pelo contrário. Também tem os argentinos. Argentinos são um povinho estranho. Usam tênis na beira da praia. Esticam as meias nas canelas. Se impressionam, sem disfarçar, com as bundas na areia. Trazem as sogras junto. Preferem o Maradona... Olha, argentino é um povo tão estranho que até as placas dos carros de lá são diferentes. E o pior: vem lá do país deles querendo trocar pesos pelo nosso dinheiro. Fala sério: se realmente desse para trocar peso por grana, não existia mais gordinho nesse país.

Carpe diem!
Que ninguém gosta de trabalhar no verão, todo mundo sabe, é fato. Mas verdade seja dita: ninguém gosta de trabalhar no inverno, no outono e na primavera também. O povo é danado. Dia de sol só é bom pra ficar na praia. Dia de chuva só é bom pra ficar em casa. Dia de frio só é bom pra ver filme. Dia de calor... baixa a pressão! É incrível, todo dia tem algum motivo excelente para o povo não querer trabalhar. Os dias da semana também não prestam. Segunda-feira é ressaca. Terça-feira é depressão. Quarta-feira é eternidade. Quinta-feira é longa. Sexta-feira é impaciência. Sábado é reclamação. Domingo é chuva, ou plantão. Ah, o verão. Ah, o calor.

PS: Agora, com vocês, Marina Lima...



Texto publicado na coluna “Devaneios” do jornal Sem Censura em 31 de janeiro de 2012.

4 comentários:

  1. Acatou minha sugestão, que legal! Definitivamente, verão é só pra quem é rico. Por isso que eu nunca vou gostar dessa estação. Prefiro o frio, que me dá uma ilusão maior de que eu sou "normal". hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verão só é bom para quem é rico... Logo, jornalistas e verão não combinam. :D

      Obrigado pela sugestão, Lô!

      Excluir
  2. Opa, alguem que concorda comigo, eu achava que era a unica pessoa no mundo que nao gostava do varão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Do varão eu não gosto mesmo... Já as mina pira.

      Rá!

      Valeu, Jack!

      Excluir